Eletrólise com Eletrodos Ativos

Eletrólise com Eletrodos Ativos

A eletrólise com eletrodos* ativos é aquela em que os eletrodos participam ativamente da reação de oxidação e de redução. Ela é usada principalmente na purificação do cobre, em que ele próprio constitui os eletrodos ativos, e também na galvanoplastia, que é um processo de revestimento para proteção d


Os fios de cobre precisam ser purificados por meio de eletrólise, para que conduzam bem a eletricida 
Os fios de cobre precisam ser purificados por meio de eletrólise, para que conduzam bem a eletricida


Normalmente, as reações de eletrólise em meio aquosoeletrólise ígnea são realizadas com eletrodos de grafite e de platina, que não participam da reação; apenas conduzem a corrente elétrica. Porém, existem alguns casos específicos, em que é necessário o uso deeletrodos ativos, ou seja, que sofrem redução e oxidação.
Os principais casos de uso desses eletrodos que participam do processo de oxirredução são: apurificação eletrolítica de metais, como o zinco, cobalto, níquel e, principalmente, o cobre; e também agalvanoplastia. Vejamos como ocorre cada caso:
• Purificação Eletrolítica do Cobre: esse refino eletrolítico do cobre consegue produzir uma pureza de cerca de 99,9% e é usado, principalmente, para fazer fios de cobre que, se tiverem o mínimo de impureza, podem ter a sua capacidade de conduzir a corrente elétrica muito diminuída.
Observe como esse processo ocorre, vendo o esquema de uma cuba eletrolítica montado abaixo:
Esquema de Purificação eletrolítica do cobre.
É aplicada uma diferença de potencial na solução aquosa de Sulfato de Cobre (CuSo4(aq)) – que é condutora de eletricidade – para que o ânodo, que é um cobre metálico impuro, perca elétrons, ou seja, sofra oxidação, liberando seus cátions (Cu2+), que se depositam na placa negativa. Essa pode ser uma placa inerte de platina, ou, o que é melhor, uma placa pura de cobre. Ela constitui o cátodo, que se reduz, pois o cobre se deposita nela. Desse modo, as semirreações que ocorrem nos eletrodos são:
Reações de oxirredução que ocorrem na eletrólise de purificação do cobre
O fato de ter dado resultado zero indica que não houve uma reação química, mas apenas o transporte de cobre. No fundo do recipiente se encontram as outras substâncias impuras que estavam no cobre como ouro, prata, sílica (areia) e outros minérios, que podem até ser vendidos.
• Galvanoplastia: é aplicado um revestimento metálico sobre um material que se deseja proteger de corrosão.
O metal escolhido para o revestimento – que pode ser o cromo (cromeação), níquel (niquelação), a prata (prateação), o ouro (douração) ou o zinco (galvanização) – será o ânodo, eletrodo positivo, que sofre oxidação, perdendo elétrons. Ele sofre oxidação no lugar do material que foi protegido, porque seu potencial de redução é maior.
Já o eletrodo negativo, isto é, o cátodo, que recebe esses elétrons e sofre redução, é o próprio material que foi revestido. Dessa forma, ele se mantém protegido mesmo se sua superfície for de alguma forma violada.

Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química



http://www.brasilescola.com/quimica/eletrolise-com-eletrodos-ativos.htm

Eletrodo ou as variantes electrodo, eléctrodo, eletródio ou electródio, conhecido comumentemente por polo, de maneira geral é o terminal utilizado para conectar um circuito elétrico a uma parte metálica ou não metálica ou solução aquosa.
O termo deriva das palavras gregas elektron (âmbar) e hodos (caminho ou via).
O objetivo do eletrodo é proporcionar uma transferência de elétrons entre no meio no qual está inserido, através de corrente elétrica. Como tal, é usado em eletroquímica e em eletrônica.



Postar um comentário

0 Comentários

Postagem em destaque

SÉRIE MINERAÇÃO | CAMINHÕES FORA DE ESTRADA UTILIZADOS NA MINERAÇÃO